domingo, 19 de maio de 2013

O QUE É LITERATURA E GÊNEROS LITERÁRIOS

AUTO PSICOGRAFIA
 

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Fernando Pessoa


O que é Literatura?

“Arte literária é mimese (imitação); e a arte que imita pela palavra” - Aristóteles - Grécia


“A literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem.” Louis Bonaldo – França Sec.XIX
 

Literatura é a arte da linguagem escrita, que explora todas as potencialidades de comunicação e expressão e é capaz de transpor limites de tempo e espaço.

Os Gêneros Literários
A literatura é a arte que se manifesta pela palavra, seja ela falada ou escrita. Quanto à forma, o texto pode apresenta-se em prosa e verso. Quanto ao conteúdo, estrutura e, segundo os clássicos, conforme a “maneira de imitação”,podemos enquadrar as obras literárias em três gêneros: o lírico, quando um “eu” nos passa uma emoção, um estado; o dramático , quando “atores, num espaço espacial, apresentam, por meio de palavras e gestos,um acontecimento”; o épico , quando temos um narrador (este último gênero inclui todas as manifestações narrativas, desde o poema épico até o romance, a novela, o conto).
 

Gênero Lírico

Seu nome vem de lira, instrumento musical que acompanhava os cantos dos gregos. Por muito tempo, até o
final da idade média, as poesias eram cantadas; separando-se o texto do acompanhamento musical, a poesia passou a apresentar uma estrutura mais rica. A partir daí, a métrica (a medida de um verso é definida pelo número de sílabas poéticas), o ritmo das palavras, a divisão em estrofes, a rima, a combinação das palavras, foram elementos cultivados com mais intensidade pelos poetas.


Quanto ao conteúdo, os poemas líricos se caracterizam pelo predomínio dos sentimentos, das emoções, o que os torna subjetivos. A poesia em geral pertence a estes gêneros:
Ode e hino: (Grécia) significam “canto”. Ode é uma poesia entusiástica, de exaltação. Hino é a poesia destinada a glorificar a pátria ou louvar divindades.
Elegia: é uma poesia em tom triste. Fala de acontecimentos tristes ou da morte de alguém.
Epitalâmio: é uma poesia em homenagem às núpcias de alguém.
Idílio e écloga: ambas são poesias bucólicas ( relativo à vida dos pastores, à vida campestre).
Sátira: poesia que se propõe corrigir os defeitos humanos, mostrando o ridículo de determinada situação.
 

 Gênero Dramático

Drama, em grego, significa “ação”. Ao gênero dramático pertencem os textos, em prosa ou poesia, feitos para serem representados. Este gênero compreende as seguintes modalidades:
Tragédia: é a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror.
Comédia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes.
Farsa: pequena peça teatral, de caráter ridículo e caricatural, que critica a sociedade e seus costumes.
 

Gênero Épico

A palavra epopéia vem do grego, épos, que se refere à narrativa, em forma de versos, de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a um povo. É uma poesia objetiva, impessoal, cuja característica maior é a presença de um narrador falando do passado, motivo pelo qual os verbos aparecem no pretérito. O tema é, normalmente, um episódio grandioso e heróico da história de um povo. Principais epopéias (ou poemas épicos):
Ilíada e Odisséia - Homero (Grécia, narrativas sobre a guerra entre Grécia e Tróia, Os Lusíadas (Portugal, Luis de Camões), O Uruguai - (Brasil, Basílio da Gama)


Gênero Narrativo

 
Como variante do gênero épico, enquadrando, neste caso, as narrativas em prosa. Dependendo da estrutura, da forma e da extensão,as principais manisfestações narrativas são:
Romance: narração de um fato imaginário, mas verossímil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem.
Novela: na literatura em língua portuguesa, a principal distinção entre novela e romance é quantitativa (vale a extensão ou número de páginas. Assim como também características qualitativas, como por exemplo a valorização de um evento, um corte mais limitado da vida, a passagem do tempo é mais rápida e o narrador assume uma maior importância como contador de um fato passado.
Conto: é a mais breve simples narrativa, centrada em um episódio da vida
Fábula: Narrativa inverossímil , com fundo didático, que tem comoobjetivo transmitir uma lição de moral, normalmente a fabula trabalha com animais como personagens. Quando os personagens são serem inanimados, objetos, a fábula recebe a denominação de apólogo.
 

Resumindo:
Gênero Lírico: Predomínio dos sentimentos, da emoção, o que as torna subjetivas.
Gênero Dramático: Textos em prosa ou poesia, feitos para serem representados.
Gênero Narrativo: Visto como uma variante moderna do gênero épico, enquadrando, neste caso, mas narrativas em prosa, as principais narrativas são o romance, a novela, o conto, a fábula e a crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário