Unidade
III: Currículo, Projetos e Tecnologias
Plano de Aula
1 - Autoria
Autores:
Rosangela Ribeiro de Aviz do Nascimento, Rosilene Oliveira Arcanjo, Maria Francisca Lima da Silva e Elanildo Araújo Bilhar
Instituição:
Colégio Estadual de Ensino Médio Presidente Fernando Henrique
Co-autores: Valéria Soares
2 - Estrutura Curricular
Nivel de Ensino:
Ensino Fundamental e Médio
Componente Curricular:
Leitura e Produção Textual; Valores morais, éticos e sociais
Tema: Reflexão sobre
valores morais, éticos e sociais.
3 – Dados da Aula
Título: Os valores morais,
éticos e sociais no cotidiano.
Objetivos:
ü Promover a reflexão crítica sobre o comportamento individual tendo em vista os valores humanos e a vida em sociedade;
ü Desenvolver a habilidade de leitura e capacidade de síntese;
ü Incentivar os alunos a promoverem a ações de conscientização dos colegas e de si mesmo sobre a importância da prática dos valores éticos, morais e sociais;
ü Desenvolver a habilidade de produção de textos escritos de acordo com a norma culta da língua;
ü Estimular a prática da competência lingüística através da comunicação escrita e moral;
Duração:
oito aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelos
professores com os alunos:
ü Conhecimento
sobre o conceito de valores éticos, morais e sociais (honestidade,
solidariedade, respeito, fraternidade, tolerância, cordialidade etc.)
ü Conhecimento
sobre a importância dos valores éticos, morais e sociais para o convívio
saudável em comunidade.
Palavra – chave:
Valores sociais
4 – estratégias e Recursos
1. Orientação
dos alunos para realização de pesquisa na Web sobre os valores sociais:
humanos, éticos e morais a fim de que sejam assimilados os conceitos
necessários para a atividade seguinte.
2. Realização
da dinâmica da Mesa Redonda, onde os alunos poderão compartilhar os
conhecimentos adquiridos durante a pesquisa e trocar informações. Oportunidade
para confronto ideias e conceitos através da socialização de dúvidas e
respostas possíveis a partir do material coletado na pesquisa (debate).
3. Divisão
dos alunos em cinco grupos de trabalho. As tarefas de cada grupo serão
decididas através de sorteio.
4. No
laboratório de informática, os alunos acessarão o Blog da Profa. Rosangela Aviz
(línguaeliteratura-aviz.blogspot.com) para conhecer as charges selecionadas
para a leitura crítica e conhecimento da tarefa de cada grupo.
GRUPO 1:
·
Fazer uma leitura crítica reflexiva das
charges sobre os valores humanos, éticos e morais.
·
Produzir uma história em quadrinhos com o uso
do computador no Laboratório de Informática sobre a temática.
GRUPO 2:
Fazer uma leitura crítica reflexiva das
charges sobre os valores humanos, éticos e morais
Elaborar apresentação de slides (PowerPoint)
sobre a temática para pôster no blog da escola (colegiofhc.blogspot.com) usando
http://www.slideshare.net
GRUPO 3:
·
Fazer uma leitura crítica reflexiva das
charges sobre os valores humanos, éticos e morais.
·
Produção de folder sobre a temática para
distribuir aos colegas do turno durante a realização de campanha educativa nas
classes.
GRUPO 4:
·
Fazer uma leitura crítica reflexiva das
charges sobre os valores humanos, éticos e morais.
·
Elaboração de pôster educativo para postagem
no facebook do colégio (Fernando
Henrique (CFH)) de acordo com a temática.
GRUPO 5:
Fazer uma leitura crítica reflexiva das
charges sobre os valores humanos, éticos e morais.
Elaboração de texto realização de campanha
educativa através da Rádio Escolar sobre a temática.
5. Socialização
dos resultados: cada grupo apresentará o material produzido aos colegas e
professores envolvidos e fará a avaliação do trabalho do ponto de vista
individual e coletivo.
6. Produção
de texto dissertativo sobre a temática estudada de acordo com a norma padrão da
língua portuguesa.
Recursos Educacionais:
Laboratório
de Informática Educativa prof. João Pedro
Rádio
Escolar
Facebbok
Fernando Henrique (CFH)
Blog
do colégio: colegiofhc.blogspot.com
Blog
da Profa. Rosangela Aviz: linguaeliteratura-aviz.blogspot.com
http://www.google.com.br
http://charges.uol.com.br
http://henriquepejoteiro.blogspot.com
www.educador.brasilescola.com
http://crjvalores.blogspot.com
http://giselebundchen.blogspot.com
www.charges.uol.com.br
Complementares:
www.portaldoprofessor.mec.gov.br
www.wikipedia.org
5 – Avaliação:
A
avaliação será contínua a partir da observação da participação e interesse dos
alunos e socialização dos resultados obtidos durante a pesquisa, da produção
dos grupos, e inferências observadas durante o debate e socialização dos
resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário