terça-feira, 16 de abril de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USO DA INTERNET E HIPERTEXTO

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

1. OBJETIVOS DO PROJETO Pesquisar na internet a funções da linguagem e produzir slides em Power point para a apresentação da temática em estudo. 

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (ETAPAS) 
Formação dos grupos de trabalho
Orientação dos alunos para acesso aos sites pré-selecionados, leitura dos textos e seleção dos conteúdos Pesquisa e elaboração dos slides (fim de semana) 
Socialização dos resultados através de apresentação a turma pelos grupos. 

3. RECURSOS
Material: computadores, internet 
Humano: professoras e alunos 

4. CARACTERÍSTICAS DA TURMA 
Turma composta por vinte e cinco alunos na faixa etária entre 15 e 16 anos. Turma inclusiva (aluno com baixa visão) Turma do período matutino bastante participativa e interessada. 

 5- DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 
Os alunos demonstraram interesse em realizar a tarefa; Procuraram tirar dúvidas sobre cada etapa. Foi disponibilizado telefone de contato, e-mail e sugerido o uso facebook caso houvessem dúvidas durante o fim de semana. Todas as equipes apresentaram o resultado da pesquisa conforme solicitado, porém uma demonstrou um pouco de dificuldade na compreensão dos conceitos e durante a apresentação isso ficou bastante claro. Eles alegaram que não houve muito empenho do grupo em fazer atarefa com qualidade. Uma equipe relatou que a maioria não sabia ainda trabalhar com esse tipo de apresentação. Todas as equipes avaliaram a metodologia como muito boa e que gostariam de fazer outras, apesar de que não puderam usar o LABIN da escola pois encontra-se com problemas na distribuição do sinal. 

 6. RESULTADOS OBTIDOS 
Os conceitos foram absolvidos com sucesso pela maioria da turma, pois de 30 questões propostas , a maioria acertou 25. A turma demonstrou interesse para realizar a tarefa e solicitou que outras dessa maneira fossem orientadas pela professora.

 7- CONCLUSÕES 
Os resultados obtidos permitiram as seguintes conclusões: Os alunos sentem mais motivadas para aprender com o auxílio da tecnologia; Os alunos que não dominam ainda essa linguagem e as ferramentas, interessam-se pela aprendizagem; As aulas ficam mais dinâmicas e interessantes. 

8- REFERÊNCIAS
www.wikipedia.org 
http://www.youtube.com 
http://www.brasilescola.com/gramatica
http://www.portugues.com.br
http://www.gramaticaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário