FUNÇÕES DA LINGUAGEM
1. OBJETIVOS DO PROJETO
Pesquisar na internet a funções da linguagem e produzir slides em Power point para a apresentação da temática em estudo.
2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (ETAPAS)
Formação dos grupos de trabalho
Orientação dos alunos para acesso aos sites pré-selecionados, leitura dos textos e seleção dos conteúdos
Pesquisa e elaboração dos slides (fim de semana)
Socialização dos resultados através de apresentação a turma pelos grupos.
3. RECURSOS
Material: computadores, internet
Humano: professoras e alunos
4. CARACTERÍSTICAS DA TURMA
Turma composta por vinte e cinco alunos na faixa etária entre 15 e 16 anos.
Turma inclusiva (aluno com baixa visão)
Turma do período matutino bastante participativa e interessada.
5- DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Os alunos demonstraram interesse em realizar a tarefa;
Procuraram tirar dúvidas sobre cada etapa.
Foi disponibilizado telefone de contato, e-mail e sugerido o uso facebook caso houvessem dúvidas durante o fim de semana.
Todas as equipes apresentaram o resultado da pesquisa conforme solicitado, porém uma demonstrou um pouco de dificuldade na compreensão dos conceitos e durante a apresentação isso ficou bastante claro. Eles alegaram que não houve muito empenho do grupo em fazer atarefa com qualidade.
Uma equipe relatou que a maioria não sabia ainda trabalhar com esse tipo de apresentação.
Todas as equipes avaliaram a metodologia como muito boa e que gostariam de fazer outras, apesar de que não puderam usar o LABIN da escola pois encontra-se com problemas na distribuição do sinal.
6. RESULTADOS OBTIDOS
Os conceitos foram absolvidos com sucesso pela maioria da turma, pois de 30 questões propostas , a maioria acertou 25.
A turma demonstrou interesse para realizar a tarefa e solicitou que outras dessa maneira fossem orientadas pela professora.
7- CONCLUSÕES
Os resultados obtidos permitiram as seguintes conclusões:
Os alunos sentem mais motivadas para aprender com o auxílio da tecnologia;
Os alunos que não dominam ainda essa linguagem e as ferramentas, interessam-se pela aprendizagem;
As aulas ficam mais dinâmicas e interessantes.
8- REFERÊNCIAS
www.wikipedia.org
http://www.youtube.com
http://www.brasilescola.com/gramatica
http://www.portugues.com.br
http://www.gramaticaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário