domingo, 28 de abril de 2013

PROJETO VALORES SOCIAIS





Unidade III: Currículo, Projetos e Tecnologias
Plano de Aula





1 - Autoria
Autores: Rosangela Ribeiro de Aviz do Nascimento, Rosilene Oliveira Arcanjo, Maria Francisca Lima da Silva e Elanildo Araújo Bilhar
Instituição: Colégio Estadual de Ensino Médio Presidente Fernando Henrique
Co-autores: Valéria Soares

2 - Estrutura Curricular
Nivel de Ensino: Ensino Fundamental e Médio
Componente Curricular: Leitura e Produção Textual; Valores morais, éticos e sociais
Tema: Reflexão sobre valores morais, éticos e sociais.

3 – Dados da Aula
Título: Os valores morais, éticos e sociais no cotidiano.
Objetivos:

ü  Promover a reflexão crítica sobre o comportamento individual tendo em vista os valores humanos e a vida em sociedade;

ü  Desenvolver a habilidade de leitura e capacidade de síntese;

ü  Incentivar os alunos a promoverem a ações de conscientização dos colegas e de si mesmo sobre a importância da prática dos valores éticos, morais e sociais;

ü  Desenvolver a habilidade de produção de textos escritos de acordo com a norma culta da língua;

ü  Estimular a prática da competência lingüística através da comunicação escrita e moral;

 
Duração: oito aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelos professores com os alunos:
ü  Conhecimento sobre o conceito de valores éticos, morais e sociais (honestidade, solidariedade, respeito, fraternidade, tolerância, cordialidade etc.)
ü  Conhecimento sobre a importância dos valores éticos, morais e sociais para o convívio saudável em comunidade.

Palavra – chave: Valores sociais
4 – estratégias e Recursos
1.    Orientação dos alunos para realização de pesquisa na Web sobre os valores sociais: humanos, éticos e morais a fim de que sejam assimilados os conceitos necessários para a atividade seguinte.
2.    Realização da dinâmica da Mesa Redonda, onde os alunos poderão compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa e trocar informações. Oportunidade para confronto ideias e conceitos através da socialização de dúvidas e respostas possíveis a partir do material coletado na pesquisa (debate).
3.    Divisão dos alunos em cinco grupos de trabalho. As tarefas de cada grupo serão decididas através de sorteio.
4.    No laboratório de informática, os alunos acessarão o Blog da Profa. Rosangela Aviz (línguaeliteratura-aviz.blogspot.com) para conhecer as charges selecionadas para a leitura crítica e conhecimento da tarefa de cada grupo.

GRUPO 1:
·         Fazer uma leitura crítica reflexiva das charges sobre os valores humanos, éticos e morais.
·         Produzir uma história em quadrinhos com o uso do computador no Laboratório de Informática sobre a temática.

GRUPO 2: 
   Fazer uma leitura crítica reflexiva das charges sobre os valores humanos, éticos e morais
Elaborar apresentação de slides (PowerPoint) sobre a temática para pôster no blog da escola (colegiofhc.blogspot.com) usando http://www.slideshare.net

GRUPO 3:
·         Fazer uma leitura crítica reflexiva das charges sobre os valores humanos, éticos e morais.
·         Produção de folder sobre a temática para distribuir aos colegas do turno durante a realização de campanha educativa nas classes.

GRUPO 4:
·         Fazer uma leitura crítica reflexiva das charges sobre os valores humanos, éticos e morais.
·       Elaboração de pôster educativo para postagem no facebook do colégio (Fernando Henrique (CFH)) de acordo com a temática.

GRUPO 5: 
   Fazer uma leitura crítica reflexiva das charges sobre os valores humanos, éticos e morais.    Elaboração de texto realização de campanha educativa através da Rádio Escolar sobre a temática.

5.    Socialização dos resultados: cada grupo apresentará o material produzido aos colegas e professores envolvidos e fará a avaliação do trabalho do ponto de vista individual e coletivo.
6.    Produção de texto dissertativo sobre a temática estudada de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Recursos Educacionais:
Laboratório de Informática Educativa prof. João Pedro
Rádio Escolar
Facebbok Fernando Henrique (CFH)
Blog do colégio: colegiofhc.blogspot.com
Blog da Profa. Rosangela Aviz: linguaeliteratura-aviz.blogspot.com
http://www.google.com.br
http://charges.uol.com.br
http://henriquepejoteiro.blogspot.com
www.educador.brasilescola.com
http://crjvalores.blogspot.com
http://giselebundchen.blogspot.com
www.charges.uol.com.br

Complementares:
www.portaldoprofessor.mec.gov.br
www.wikipedia.org

5 – Avaliação:
A avaliação será contínua a partir da observação da participação e interesse dos alunos e socialização dos resultados obtidos durante a pesquisa, da produção dos grupos, e inferências observadas durante o debate e socialização dos resultados.

terça-feira, 16 de abril de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USO DA INTERNET E HIPERTEXTO

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

1. OBJETIVOS DO PROJETO Pesquisar na internet a funções da linguagem e produzir slides em Power point para a apresentação da temática em estudo. 

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (ETAPAS) 
Formação dos grupos de trabalho
Orientação dos alunos para acesso aos sites pré-selecionados, leitura dos textos e seleção dos conteúdos Pesquisa e elaboração dos slides (fim de semana) 
Socialização dos resultados através de apresentação a turma pelos grupos. 

3. RECURSOS
Material: computadores, internet 
Humano: professoras e alunos 

4. CARACTERÍSTICAS DA TURMA 
Turma composta por vinte e cinco alunos na faixa etária entre 15 e 16 anos. Turma inclusiva (aluno com baixa visão) Turma do período matutino bastante participativa e interessada. 

 5- DESCRIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 
Os alunos demonstraram interesse em realizar a tarefa; Procuraram tirar dúvidas sobre cada etapa. Foi disponibilizado telefone de contato, e-mail e sugerido o uso facebook caso houvessem dúvidas durante o fim de semana. Todas as equipes apresentaram o resultado da pesquisa conforme solicitado, porém uma demonstrou um pouco de dificuldade na compreensão dos conceitos e durante a apresentação isso ficou bastante claro. Eles alegaram que não houve muito empenho do grupo em fazer atarefa com qualidade. Uma equipe relatou que a maioria não sabia ainda trabalhar com esse tipo de apresentação. Todas as equipes avaliaram a metodologia como muito boa e que gostariam de fazer outras, apesar de que não puderam usar o LABIN da escola pois encontra-se com problemas na distribuição do sinal. 

 6. RESULTADOS OBTIDOS 
Os conceitos foram absolvidos com sucesso pela maioria da turma, pois de 30 questões propostas , a maioria acertou 25. A turma demonstrou interesse para realizar a tarefa e solicitou que outras dessa maneira fossem orientadas pela professora.

 7- CONCLUSÕES 
Os resultados obtidos permitiram as seguintes conclusões: Os alunos sentem mais motivadas para aprender com o auxílio da tecnologia; Os alunos que não dominam ainda essa linguagem e as ferramentas, interessam-se pela aprendizagem; As aulas ficam mais dinâmicas e interessantes. 

8- REFERÊNCIAS
www.wikipedia.org 
http://www.youtube.com 
http://www.brasilescola.com/gramatica
http://www.portugues.com.br
http://www.gramaticaonline.com.br